

O que vai mudar no mundo?
Como vai evoluir a economia mundial?
CENÁRIO OTIMISTA
Normaliza em 2022
Com a generalidade da população com a vacina para a Covid-19, a economia mundial estabiliza no segundo semestre de 2021.
TENDÊNCIA DESTA SEMANA

CENÁRIO PESSIMISTA
Normaliza em 2024
A vacina só chega à generalidade da população em 2022, pelo que 2021 poderá ser um ano de recessão profunda.
LUZ AO FUNDO DO TÚNEL
A ciência, mais uma vez, vai resolver a crise económica mundial. As vacinas estão quase a chegar às populações e com isso inicia-se a retoma da atividade económica. Em breve poderemos começar a trabalhar com normalidade. Mas o mundo já não é o mesmo. Há muita economia para recuperar e para mudar. Quanto tempo vai demorar? E, pior ainda, será que vamos regressar aos mesmos níveis?

OCDE: o mundo vai crescer 2,8% em 2021
A esta recessão sem precedentes desde a década de 1930, deverá seguir-se uma tímida recuperação de 2,8% em 2021.
www.tsf.pt
Economia alemã a caminho da recuperação
O instituto económico alemão (Ifo) acredita que a economia do país está “a caminho da recuperação” tendo em conta uma melhoria do ambiente empresarial. Assim, de acordo com a instituição, num comunicado assinado pelo presidente Clemens Fuest, os empresários alemães estão com mais confiança, sendo que o índice de ambiente empresarial do Ifo cresceu de 90,4 em julho para 92,6 em agosto
www.eco.sapo.pt

FMI não arrisca e realça a incerteza
Quadro interativo do Fundo Monetário Internacional (FMI) com projeções para a economia mundial.
www.imf.org

Banco Mundial arrisca precisão de recessão de 5,2% para este ano
A pandemia fez recuar a economia mundial para números semelhantes aos das guerras mundiais. Prevêse uma queda de 5,2% em 2020, com tendência para se agravar.
www.worldbank.org
Economia alemã recua 9,7% no segundo trimestre
A Alemanha viu o Produto Interno Bruto (PIB) cair 9,7% no segundo trimestre do ano, em comparação com os primeiros três meses de 2020. Os dados foram divulgados pelo Instituto Federal de Estatística do país (Destatis). Por seu lado, o défice público chegou aos 3,2%.
www.publico.pt
Como vai evoluir a globalização?
CENÁRIO OTIMISTA
Aumenta
Depois do susto, a política internacional estabiliza. Surgem massivos programas de investimentos que exigem mercados abertos.
TENDÊNCIA DESTA SEMANA

CENÁRIO PESSIMISTA
Reduz
Existe uma enorme tendência para a criação de bodes expiatórios no exterior. A política do “nós” contra os “outros” dá mais votos.
O MUNDO SEM TRUMP
As eleições norte-americanas ainda não tinham terminado e os líderes de todo o mundo apressaram-se a felicitar o presidente-eleito Joe Biden. O mundo suspirou de alívio e Biden confirmou as novas expectativas. Prometeu no primeiro dia de trabalho na Casa Branca aderir de novo aos Acordos de Paris e colocar os Estados Unidos na luta contra as alterações climáticas. São claramente boas notícias.

Asiáticos criam o maior acordo comercial do mundo
A China e 14 outros países concordaram em criar o maior bloco comercial do mundo, abrangendo quase um terço de toda a atividade económica mundial. A Parceria Económica Regional Abrangente (RCEP) foi assinada virtualmente, no decorrer do cimeira anual das Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Muitos esperam que este acordo seja um estímulo à quebra da atividade económica provocada pela pandemia.
www.thediplomat.com
Donald Trump perde as eleições presidenciais nos Estados Unidos
Mais importante do que Jose Biden ter ganho as eleições norte-americanas, foi o facto de Donald Trump as ter perdido. Abre-se assim uma nova página nas relações internacionais. Não por acaso logo no primeiro dia, o Irão disponbilizou-se para negociar. Trump perdeu a batalha, mas será que perdeu a guerra?
www.cnn.com
Loureiro dos Santos não acredita em guerras entre as grandes potências
“Dos conflitos em actividade, apenas existe um que pode ser considerado “guerra entre Estados”. Trata-se da guerra entre o Sudão e o Sudão do Sul. Os restantes caracterizam-se por serem conflitos internos de um Estado contra um actor não estatal. (…) Os conflitos militares generalizados não são previsíveis. Saíram todos derrotados”, escreve o general Loureiro dos Santos.
www.publico.pt

WTO monitoriza o comércio mundial
A World Trade Organization (WTO) organiza um relatório anual sobre o comércio mundial. Aqui pode ter acesso ao documento.
www.wto.org

USA fecha consulado chinês
Os Estados Unidos da Américam mandaram fechar o consulado chinês de Houston. Pequim acatou, mas antes mandou queimar documentos. Em tempos de Covid-19 a espionagem industrial está ao rubro.
www.expresso.pt
Trump endurece sanções contra Huawei
Os Estados Unidos vão endurecer as sanções contra a gigante chinesa das telecomunicações Huawei e 38 subsidiárias para impedir o seu acesso a tecnologias norteamericanas.
www.24.sapo.pt
O que vai acontecer à União Europeia?
CENÁRIO OTIMISTA
Mais integração
Num momento cada vez mais dividido, os europeus percebem a importância de uma Europa unida e forte.
TENDÊNCIA DESTA SEMANA

CENÁRIO PESSIMISTA
Mais desagregação
Aumenta o fosso entre os países do Norte e do Sul da Europa. O nacionalismo vence em países importantes. Afiguram-se novos Brexit.
OU VAI PARA A FRENTE OU VAI PARA TRÁS
O eixo Paris-Berlim já não está a carburar como noutras ocasiões. Há novos atores na Europa e isso quer dizer mais fragmentação. Em cima da mesa está um braço de ferro entre os “países frugais” e o Sul da Europa, mas a geometria poderia ser outra. A União Europeia tem um problema de governabilidade. Ou vai para a frente ou vai para trás. Para já a tendência cai para o pessimismo.

Von der Leyen quer Europa a liderar: “temos a visão, o plano e o investimento”
No seu primeiro discurso sobre o “estado da União” no Parlamento Europeu, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que este “é o momento de a Europa liderar, passando da fragilidade a uma nova vitalidade”, referindo-se à resposta europeia à pandemia de covid-19. “Queremos criar oportunidade para o mundo de amanhã e não pensar só nas contingências do mundo de ontem. Temos tudo o que é necessário para que isso aconteça: temos uma visão, temos um plano, temos investimento. Chegou altura de pormos mãos à obra”, reiterou.
www.publico.pt
Europa ultrapassa divergência e chega a acordo sobre fundo de recuperação
Depois de mais de 90 horas de negociações, os líderes dos 27 Estados-membros chegaram por fim a um acordo que engloba um pacote total de mais de 1,8 biliões de euros para investir na recuperação económica da União Europeia (UE) após a crise provocada pela Covid-19. O montante engloba um fundo de recuperação de 750 mil milhões de euros e o novo quadro financeiro plurianual no valor de 1,074 biliões de euros.
www.eco.sapo.pt

Sítio da União Europeia
Muito do que existe na União Europeia passa-nos ao lado. O sítio da Europa ajuda-nos a conhecer melhor a mais importante estrutura política do mundo.
www.europa.eu
