O QUE VAI MUDAR NA SOCIEDADE?

O que vai mudar nas cidades?

CENÁRIO OTIMISTA
Mais qualidade

A pandemia criou a necessidade de construirmos cidades mais humanas e mais eficientes.

TENDÊNCIA DESTA SEMANA

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CENÁRIO PESSIMISTA
Nada muda

As boas intenções submergem perante a necessidade de revitalizar a economia o mais depressa possível (e custe o que custar).

POR ENQUANTO AS BOAS INTENÇÕES GANHAM TERRENO

É preciso distanciamento social e isso tem sido pretexto para algumas cidades promoverem políticas ambientais que garantem mais qualidade, sobretudo nas áreas do ambiente e da mobilidade. Veremos se a tendência veio para ficar.

Oeiras oferece um milhão de máscaras à população

A Câmara Municipal de Oeiras ofereceu um milhão de máscaras cirúrgicas à população, no âmbito das medidas de desconfinamento social no combate à covid-19, num investimento de cerca de 500 mil euros.

www.sicnoticias.pt

A crise é uma oportunidade

Urbes menos densas e com mais espaços públicos, vivências mais restritas e amedrontadas, menos turismo e mais policiamento? Que mudança haverá nas cidades pós-Covid-19? Algumas possibilidades, em tempos de incerteza, pela voz de académicos de Geografia, História, Sociologia e Filosofia

www.publico.pt

Dados sobre percentagem de pessoas em casa

A consultora PSE utiliza uma aplicação no telemóvel para registar a mobilidade das pessoas durante 24 horas. Os resultados são curiosos.

www.pse.pt

Desconfinamento agrava poluição atmosférica

A Agência Portuguesa do Ambiente revela que a qualidade do ar nas cidades portugueses piorou com o desconfinamento.

www.wattson.pt

Como as cidades respondem aos desafios do distanciamento social?

Para enfrentarmos a Covid-19, mas também outras pandemias que possam ocorrer no futuro, temos de começar a pensar em criar espaços públicos seguros, transportes públicos que não estejam sempre em sobrelotação, comércio de proximidade que não concentre muitas pessoas.

www.jornaleconomico.sapo.pt

O que vai mudar nas escolas?

CENÁRIO OTIMISTA
Foco na aprendizagem

A escola é uma fábrica do futuro, sobre o qual sabemos pouco. Mas sabemos que vai estar marcado pela mudança permanente. 

TENDÊNCIA DESTA SEMANA

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CENÁRIO PESSIMISTA
Foco no ensino

O debate continua em torno dos professores. Os alunos são vistos como “copos vazios” que os professores enchem de conhecimento.

VAI CONTINUAR QUASE TUDO NA MESMA

A abertura das aulas aproxima-se e as escolas preparam-se com alterações da circulação, desdobramento de horários e outras regras e restrições. Enquanto isso, em alguns países onde a escola já começou, os sentimentos oscilam entre um misto retoma da normalidade e um recuo, já que várias escolas tiveram que ser encerradas pouco depois de abrirem devido ao aparecimento de vários casos de Covid-19. Vai ser assim o ano letivo.

Escolas implementam medidas do Guia de regresso às aulas, da DGS e do Ministério da Educação

Funcionários pintam linhas de circulação na Escola Árco-Íris em Loures. Este é um exemplo da implementação das regras de regresso às aulas. Outras medidas incluem desfasamento de horários, regras especiais na utilização dos laboratórios e equipamentos de educação física, etc.

A medição diária de temperatura aos alunos não é obrigatória e os Diretores garantem que não é possível implementar em agrupamentos com escolas grandes.

www.expresso.pt

Ministro da CIência defende ensino presencial

“Vivemos um tempo de incerteza, mas há algumas certezas e uma dessas tem a ver com a centralidade das pessoas, com a centralidade das competências e, certamente, que pessoas e competências exigem a presença e a interação física”, disse Manuel Heitor, durante um debate da iniciativa “Skills 4 pós-Covid – Competências para o futuro”

www.sicnoticias.pt

António Guterres pede o redesenho da educação

O Secretário-geral da ONU divulgou um novo documento político sobre consequências da pandemia e ações para recuperação. António Guterres afirma que decisões tomadas, nesse momento, terão impacto por décadas sobre o setor.

www.news.un.org/pt

DGS publica linhas de atuação para as escolas em caso de infeção por Covid

“Em comunicado, a Direção-Geral de Saúde anunciou um referencial de atuação para a prevenção e controlo da transmissão de Sars-CoV-2 no que respeita à gestão de casos, contactos e surtos de Covid-19 em contexto escolar”. As escolas podem ser encerradas, mas só como último recurso e o rastreio de quem esteve em contacto com doentes covid-19 será feito “preferencialmente nas 12 horas seguintes à identificação do caso”.”

www.sapo.pt

O futuro da educação é o online?

A pandemia é uma oportunidade para usar ferramentas digitais que tornem o ensino superior mais acessível. Ou “uma oportunidade para alcançar, abrir o acesso e mostrar realmente o que o ensino superior pode fazer numa crise como esta”.

www.pbs.up.pt

Refeições “Take Away” nas escolas

A Ordem dos Nutricionistas sugere ementas mais rigorosas e equilibradas e refeições “Take Away” nas cantinas, como forma de minimizar riscos.

www.expresso.pt

França fecha 22 escolas 4 dias depois da abertura das aulas

O aparecimento de diversos casos de Covid levou ao fecho de 12 escolas em território ultramarino e 10 em Reunião.

www.observador.pt

Mário Nogueira mantém programa reivindicativo

O secretário-geral Fenprof anunciou a convocação de um protesto nacional no dia 5 de outubro, sublinhando que, independentemente da pandemia, as ações reivindicativas “não podem aliviar”.

www.visao.sapo.pt

“Temos de estar preparados para situações-limite”

Sonia Sobral defende que “a COVID-19 não pode ser vista como tendo consequências positivas, mas como uma oportunidade para tomar consciência que as catástrofes acontecem e que temos de estar preparados para situações limite”.

www.observador.pt

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