O QUE VAI MUDAR NA POLÍTICA?
O Orçamento de Estado para 2021 vai ser aprovado?
CENÁRIO OTIMISTA
SIM.
Em tempos de crise é sempre bom haver estabilidade governativa. Com mais ou menos drama, o OE2021 será aprovado. Resta saber se é um bom orçamento.
TENDÊNCIA DESTA SEMANA
CENÁRIO PESSIMISTA
NÃO.
Este não é um orçamento fácil de fazer. Todos querem mais dinheiro e há menos dinheiro. Ninguém quer ficar com o odioso de ajudar um governo minoritário.
APROVADO… ATÉ QUE CHEGUE O RECTIFICATIVO
O OE2021 foi aprovado na generalidade no Parlamento. A boa notícia é que, em tempos de pandemia, temos um orçamento que não aumenta os impostos. Até ver. O primeiro-ministro já admitiu que em tempos de grande incerteza não se pode descartar um eventual orçamento rectificativo.
Orçamento de Estado aprovado sem os votos do Bloco de Esquerda
Graças à abstenção dos deputados do PCP, PAN, PEV e das duas deputadas não inscritas, os 108 votos dos deputados do PS foram suficientes para aprovar na generalidade o OE2021. A surpresa foi o voto contra do Bloco de Esquerda, que se juntou ao PSD, CDS, IL e Chega.
www.publico.pt
Bloco apresenta condições para apoio ao próximo Orçamento de Estado
“Hoje debatemos as possibilidades de caminho e apresentámos uma proposta de inicio de negociações para um entendimento inicial”, declarou Catarina Martins, à saída da reunião com o PS.
www.observador.pt
António Costa: existem “excelentes condições” para um acordo à esquerda para a legislatura
Depois de ter dito em entrevista ao Expresso (ver coluna à direita) que se não houvesse acordo à esquerda não seria possível aprovar o Orçamento do Estado e evitar uma crise política, o que foi interpretado como sendo um ultimato à esquerda, o líder socialista veio depois assegurar que existem condições para renovar a ‘geringonça’.
www.expresso.pt
Orçamento de Estado tem de ser entregue até 10 de Outubro
O Conselho de Ministros aprovou mudanças à Lei de Enquadramento Orçamental, que incluem uma proposta de alteração de entrega do documento para 10 de Outubro e aumentam o prazo de votação no Parlamento.
www.publico.pt
António Costa estica a corda
Em entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro desmarca-se do PSD e exige um entendimento política à esquerda. A líder do Bloco de Esquerda veio rejeitar o “ultimatum”. O PCP manteve-se em silêncio. E o Presidente da República veio deitar água na fervura: “não contem com o Presidente para crises políticas”.
www.expresso.pt
Rui Rio rejeita Bloco Central
O líder do PSD rejeita a possibilidade de vir a formar no futuro um governo de bloco central com o PS. Em entrevista à Visão, o primeiro-ministro afirmara que um governo formado por PS e PSD é “como caçar gambuzinos”, “um mito urbano”.
www.jornaleconomico.sapo.pt
“Passos Coelho é o líder da Direita”
João Marques de Almeida defende que : “A direita um dia voltará ao poder, resta saber que direita. Uma grande coligação com um PSD forte, liderado por Passos Coelho. Ou uma aliança entre o PSD de Rio, com cerca de 30%, e o Chega de Ventura?”
www.observador.pt
Os fundos comunitários vão provocar a mudança
ou vai ser mais do mesmo?
CENÁRIO OTIMISTA
Sim, temos estratégia.
O foco é colocado na criação de valor e na produtividade. O investimento incide na inovação e na criatividade.
TENDÊNCIA DESTA SEMANA
