O QUE VAI MUDAR NA ECONOMIA?
Vai haver aumento de impostos?
CENÁRIO OTIMISTA
NÃO.
Os impostos tradicionais mantêm-se nos níveis atuais, mas podem surgir novos impostos ou aumentos de taxas.
TENDÊNCIA DESTA SEMANA
CENÁRIO PESSIMISTA
SIM.
Há uma dívida para pagar. Os impostos vão inevitavelmente aumentar. Só falta saber: quais e quanto?
A PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO NÃO INCLUI AUMENTO DE IMPOSTOS
A proposta de Orçamento de Estado para 2021 entregue pelo governo na Assembleia da República não contempla aumento de impostos. No entanto o documento ainda não foi aprovado e existe uma grande pressão dos partidos de esquerda para o aumento da despesa. Por outro lado persiste uma grande instabilidade económica, pelo que ninguém pode garantir o futuro.
Proposta de OE2021 com despesa a subir e sem aumento de impostos
A proposta de Orçamento de Estado para 2021 entregue pelo governo na Assembleia da República não contempla aumento de impostos. Uma surpresa em tempos de pandemia e apesar do aumento da despesas em várias rubricas.
www.jornaldenegocios.pt
Ministro das Finanças garante que não vai haver aumento de impostos
Em entrevista à RTP, João Leão, Ministro das Finanças, revelou as metas para o próximo Orçamento do Estado. João Leão diz que uma das prioridades é aumentar a confiança de famílias e empresas e garante que não haverá aumento de impostos.
www.rtp.pt
PSD, BE e PAN viabilizam orçamento suplementar de 2020
O Parlamento aprovou a proposta de orçamento suplementar. O PCP e o PEV votaram contra a proposta, assim como o CDS-PP, Chega e Iniciativa Liberal. Só o PS votou a favor. Mas a abstenção de PSD, BE, PAN e a deputada não inscrita Cristiana Rodrigues, viabilizou a aprovação da proposta.
www.rtp.pt
Carga fiscal de 2019 manteve-se em 34,8% do PIB
“Comparando com os outros países da União Europeia, Portugal continuou a apresentar uma carga fiscal (34,7%) inferior à média, que se cifrou em 39,4%”, segundo as últimas estatísticas do INE.
www.observador.pt
Estudo do Ministério da Economia admite aumento de impostos
Um estudo do Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) do Ministério da Economia admite que no futuro será necessário cortar despesa ou aumentar os impostos para pagar a enorme dívida acumulada devido à resposta à pandemia de covid-19
www.jornaldenegocios.pt
Défice orçamental do 1º semestre agravou-se em 6 mil milhões de euros
A execução orçamental em contabilidade pública das Administrações Públicas (AP) registou no primeiro semestre um défice de 6.776 milhões de euros, representando um agravamento de 6.122 milhões de euros face ao período homólogo. Houve uma contração da receita (-9,5%) e um crescimento da despesa (5,4%), segundo dados do Ministério das Finanças
www.tsf.pt
Economistas apontam para aumento de impostos
No último barómetro trimestral da Ordem Economistas, 81% dos economistas antecipam um aumento da carga fiscal futura.
www.publico.pt
Quando voltaremos aos níveis de 2019?
CENÁRIO OTIMISTA
Em 2022
2020 vai ser um ano económico muito mau. O primeiro semestre de 2021 também vai ser mau, mas depois recupera. E 2022 será um ano normal.
TENDÊNCIA DESTA SEMANA
