O QUE VAI MUDAR NA SOCIEDADE?
O que vai mudar nas cidades?
CENÁRIO OTIMISTA
Mais qualidade
A pandemia criou a necessidade de construirmos cidades mais humanas e mais eficientes.
TENDÊNCIA DESTA SEMANA
CENÁRIO PESSIMISTA
Nada muda
As boas intenções submergem perante a necessidade de revitalizar a economia o mais depressa possível (e custe o que custar).
POR ENQUANTO AS BOAS INTENÇÕES GANHAM TERRENO
É preciso distanciamento social e isso tem sido pretexto para algumas cidades promoverem políticas ambientais que garantem mais qualidade, sobretudo nas áreas do ambiente e da mobilidade. Veremos se a tendência veio para ficar.
Oeiras oferece um milhão de máscaras à população
A Câmara Municipal de Oeiras ofereceu um milhão de máscaras cirúrgicas à população, no âmbito das medidas de desconfinamento social no combate à covid-19, num investimento de cerca de 500 mil euros.
www.sicnoticias.pt
A crise é uma oportunidade
Urbes menos densas e com mais espaços públicos, vivências mais restritas e amedrontadas, menos turismo e mais policiamento? Que mudança haverá nas cidades pós-Covid-19? Algumas possibilidades, em tempos de incerteza, pela voz de académicos de Geografia, História, Sociologia e Filosofia
www.publico.pt
Dados sobre percentagem de pessoas em casa
A consultora PSE utiliza uma aplicação no telemóvel para registar a mobilidade das pessoas durante 24 horas. Os resultados são curiosos.
www.pse.pt
Desconfinamento agrava poluição atmosférica
A Agência Portuguesa do Ambiente revela que a qualidade do ar nas cidades portugueses piorou com o desconfinamento.
www.wattson.pt
Como as cidades respondem aos desafios do distanciamento social?
Para enfrentarmos a Covid-19, mas também outras pandemias que possam ocorrer no futuro, temos de começar a pensar em criar espaços públicos seguros, transportes públicos que não estejam sempre em sobrelotação, comércio de proximidade que não concentre muitas pessoas.
www.jornaleconomico.sapo.pt
O que vai mudar nas escolas?
CENÁRIO OTIMISTA
Foco na aprendizagem
A escola é uma fábrica do futuro, sobre o qual sabemos pouco. Mas sabemos que vai estar marcado pela mudança permanente.
TENDÊNCIA DESTA SEMANA
