casa IA

Susto de Halloween: IA desenha casas assombradas

A Inteligência Artificial (IA) está lentamente a ficar cada vez mais criativa e, à medida que o faz, está a levantar questões sobre a natureza da própria criatividade e se as máquinas conscientes farão a arte que os humanos podem entender. No espírito assustador do Halloween, uma engenheira usou IA para produzir um tipo de “arte” muito específico e sazonal: uma casa assombrada.

Não é uma casa de tijolo e argamassa, é virtual e foi criada pela investigadora e escritora Janelle Shane, que dirige um blog de humor sobre learning machine chamado AI Weirdness, onde escreve sobre a forma “como os algoritmos de learning machine erram”.

Para a casa mal-assombrada virtual, Shane usou as ferramentas CLIP (abreviatura de Contrastive Language – Image Pre-training), uma rede neural construída em OpenAI, e VQGAN, uma arquitetura de rede neural que combina redes neurais (que são normalmente usadas para imagens) com transformadores (que são normalmente usados ​​para linguagem).

CLIP aprende os conceitos visuais da supervisão de linguagem natural, usando imagens e as suas descrições para avaliar quão bem uma determinada imagem corresponde a uma frase. O algoritmo usa aprendizagem zero-shot, uma metodologia de treino que diminui a dependência de dados rotulados e permite que o modelo reconheça objetos ou imagens que não tenha visto antes.

A frase em que Shane se concentrou para esta experiência foi “casa vitoriana assombrada”, começando com uma foto de uma casa vitoriana normal, em seguida, permitindo que a IA usasse o feedback, para modificar a imagem com detalhes associados à palavra “assombrada”. O resultado foi, entre muitas outras, a imagem acima.

Crédito da foto: Janelle Shane, AI Weirdness

Comments are closed.