estação espacial

NASA quer alugar estação espacial privada…

A Estação Espacial Internacional está a caminho da aposentação. Provavelmente será incinerada e reduzida a nada na sua entrada na atmosfera terrestre, que tanto observou. Apesar disso, a NASA não tem intenção de substituí-la. A agência espacial norte-americana quer economizar dinheiro, deixando o desenvolvimento da estação espacial – e do destino orbital – para empresas privadas. 

A NASA oferece até 320 milhões de euros por ano pela melhor proposta. Apesar do prémio bastante elevado, a agência espera economizar um enorme bolo de 850 milhões por ano, que tenciona desviar para novas missões. 

O diretor de voos espaciais comerciais da NASA, Phil McAlister, disse que “a NASA só vai pagar pela parte de que precisamos. Era explicitamente parte do anúncio original de propostas que esperávamos uma redução de custos (…). Daqui para frente, não prevemos pagar por todos os destinos comerciais. Não achamos que seja apropriado, já que as empresas privadas vão possuir a capacidade intelectual e serão capazes de a vender para clientes não pertencentes à NASA. ”

Foto: estação espacial. Crédito: NASA.

Comments are closed.