form energy fabrica

Bateria ferro-ar de baixo custo funciona durante 100 horas

Uma nova bateria de baixo custo de ferro-ar, da empresa Form Energy, consegue fornecer energia  durante 100 horas seguidas. Um resultado promissor, que permite encarar com esperança o futuro desta tecnologia. 

Encontrar uma maneira de armazenar grandes quantidades de energia a baixo custo será vital para novas redes elétricas criadas com energias renováveis. Esta nova bateria de ferro-ar  pode fornecer energia durante 100 horas a um décimo do custo das baterias de íon de lítio, e tornar-se assim uma chave para um novo modelo energético.

As melhorias no custo e na capacidade das baterias de ião-lítio estão a transformar o setor dos transportes, ajudando os veículos elétricos a igualar os custos dos automóveis movidos a gás. Os preços caíram tanto que as baterias de ião-lítio fazem cada vez mais sentido para aplicações em grande escala, como o armazenamento de energia renovável em excesso, para quando o sol não brilha ou o vento não sopra. Mas elas são ainda pouco úteis para armazenar energia por vários dias.

Uma startup, apoiada pela Breakthrough Energy Ventures de Bill Gates, acha que pode ter a resposta. A Form Energy, que foi co-fundada pelo criador da bateria Powerwall da Tesla, Mateo Jaramillo, e pelo guru de baterias do MIT, Yet-Ming Chiang, revelou um novo design  que depende essencialmente de um processo de “ferrugem reversível” para fornecer vários dias de armazenamento de energia a custos mais baixos.

Cada bateria da empresa tem o tamanho de uma máquina de lavar e é preenchida com granulos de ferro e um eletrólito à base de água, semelhante ao usado nas baterias AA. Para descarregar, a bateria retira oxigénio do ar, convertendo os granulos em óxido de ferro, ou ferrugem, e produzindo eletricidade no processo. Para carregar, a aplicação de uma corrente converte a ferrugem em ferro e expulsa o oxigénio.

O segredo do negócio é o baixo custo dos materiais. As baterias de ião-lítio custam de entre 42 e 68 euros por quilowatt-hora, usando minerais caros como níquel, cobalto, lítio e manganês. A Form faz o mesmo por apenas  17 euros e será capaz de fornecer energia de 100 a 150 horas, dependendo da configuração.

Comments are closed.