hyundai-trailer-drone-hydrogen

Hyundai aposta no hidrogénio e apresenta o “trailer-drone”

O Hyundai Motor Group, da Coreia do Sul, decidiu aderiu às energia renováveis, mas por um caminho um pouco diferente: a aposta é o hidrogénio. No Hydrogen Wave Forum, a Hyundai apresentou vários veículos-conceito movidos a hidrogénio, bem como uma estratégia para construir a sua presença no espaço do hidrogénio.

A empresa revelou um novo conceito de transporte terrestre, o Trailer Drone, com um chassi inovador designado por e-Bogie. Os e-Bogies têm direção independente nas quatro rodas, o que lhes permite margens de manobra muito superiores aos camiões tradicionais, como lateralmente (estilo caranguejo) ou em círculos. Os e-Bogies modulares podem ser combinados para transportar reboques de tamanhos diferentes e podem percorrer cerca de 1.000 quilómetros sem necessidade de reabastecer. O veiculo é autónomo, pelo que não há cabina nem lugar para  um motorista humano.

A Hyundai também revelou um carro-conceito desportivo movido a hidrogénio chamado Vision FK. O carro é um híbrido plug-in, o que significa que a célula de combustível carrega uma bateria tradicional. A célula de combustível de 500 quilowatts dá ao carro a capacidade de ir de 0 a 100 quilómetros por hora em menos de quatro segundos.

Finalmente, a Hyundai disse que está a trabalhar em versões movidas a hidrogénio de seus veículos comerciais existentes e planeia trazê-los para o mercado até 2028.

A Hyundai não é novata no campeonato do hidrogênio. A empresa já tem camiões e autocarros movidos a célula de combustível, incluindo o seu camião Xcient, que está a ser utilizado na Suíça, e o seu autocarro Elec City Fuel Cell, que está em estradas na Coreia do Sul.

Comments are closed.