A McDonald’s fez uma parceria com a IBM para introduzir sistemas automáticos nos pedidos nos seus drive-thru. “A IBM é o parceiro ideal para a McDonald’s, devido à sua experiência na construção de soluções de atendimento ao cliente, movidas a IA e reconhecimento de voz”, disse o CEO do McDonald’s, Chris Kempczinski.
O objetivo é claro: poupar nos custos, reduzindo as despesas com pessoal. Dito de outra forma: se o sistema funcionar bem, haverá muitos despedimentos na empresa. E numa segunda fase em todo o setor do fast food mundial.
O trabalho da IBM não é fácil: evitar que os clientes saiam satisfeitos: ou seja que a IA perceba bem todas as nuances dos pedidos dos clientes.
Em 2019, a rede de restaurantes já tinha comprado a startup Apprente e rebatizou-a de McD Tech Labs. Como parte da parceria, a IBM irá adquirir a empresa. O McDonald’s já testou a tecnologia desenvolvida pela Apprente em vários restaurantes em Chicago neste verão, sendo que o sistema conseguia lidar com cerca de 80% dos pedidos, atendendo-os com cerca de 85% de precisão.
Estranhamente, Kempczinski afirmou que os trabalhadores humanos estavam realmente ansiosos para ajudar o sistema.
Foto: McDonalds