ilha noruega GETTY

Ilha da Noruega decide acabar com o tempo

A pequena ilha de Sommar, na Noruega (na imagem), fica a norte do Círculo Polar Ártico, tem  pouco mais de 300 habitantes, e querem prescindir dos relógios porque os consideram desnecessários. Naquela latitude, muitos dias oscilam entre escuridão total ou luz solar durante 24 horas. Quando assim é, para que servem os relógios? 

No final de maio deste ano, os habitantes convocaram uma assembleia para tomar uma decisão talvez única no mundo: eliminar os horários. De acordo com o relato do canal de televisão pública, NRK, o acordo consiste na abolição da rigidez na medição do tempo. É o fim dos relógios.

Sommar (Sommarøy em norueguês; de “Sommar”, que significa “verão”, e “øy”, “ilha”) tem no Verão cenas inéditas a altas horas de sua madrugada ensolarada: “No meio da ‘noite’ pode-se ver crianças a jogar futebol, pessoas a pintar casas ou a cortar a relva”, disse o mentor  da ideia, Kjell Ove Hveding. “O nosso objetivo é proporcionar o máximo de flexibilidade, 24 horas por dia, sete dias por semana. Se quiser cortar a relva às quatro da manhã, que o faça.”

Foto: ilha de Sommar, Noruega

Credito: Getty Images

Comments are closed.