2 AdobeStock_159015829-816x520

Um pacemaker para reverter a insuficiência cardíaca

Um pacemaker “biônico” capaz de reverter a insuficiência cardíaca vai entrar na fase de testes clínicos com humanos na  Nova Zelândia. “Atualmente, todos os pacemakers estimulam o coração metronomicamente, o que significa um ritmo muito constante e uniforme. Mas quando registamos a frequência cardíaca de um indivíduo saudável, verificamos que está constantemente em movimento”, diz Julian Paton, cientista principal e diretor do Manaaki Manawa, o Centro de Pesquisa do Coração da Universidade de Auckland.

Os pacemakers atuais não conseguem imitar o ritmo irregular de um coração humano saudável, explica Paton. Esta nova versão, porém, pode mudar tudo. “Se analisar as frequências dentro da sua frequência cardíaca, descobrirá que a frequência cardíaca está acoplada à sua respiração. Sobe na inspiração e desce na expiração, e isso é um fenômeno natural em todos os animais e humanos.”

Paton, que faz parte de uma equipa científica que há 12 anos estuda o coração, concluiu que uma abordagem mais variada dos ritmos do pacemaker seria mais eficiente e economizaria mais energia do que uma batida uniforme. A aplicação desta técnica em animais, trouxe outras revelações ainda mais espantosas: “E a grande notícia é que acreditamos ter encontrado uma maneira de reverter a insuficiência cardíaca”, acrescenta o co-autor do estudo, Rohit Ramchandra. O pacemaker “biônico” superou em muito as expectativas.
“Não há nada realmente no mercado que cure a insuficiência cardíaca. Tudo o que as drogas vão fazer é dar mais conforto ao paciente. Elas não abordam o problema de um tecido danificado que não está se contraindo de forma tão eficiente quanto antes”, observa a cientista  Julia Shanks. Segundo Ramchandra, o batimento irregular melhora a capacidade do coração de bombear sangue por todo o corpo humano em até 20% – “um grande número”, ressalta.

Crédito da foto: © natali_mis – stock.adobe.com

Comments are closed.