d meat

Bifes impressos em 3D

Já sabemos que os humanos comem todo o tipo de animais. Agora comemos carne que não é animal. O que pensarão os vegetarianos disto?

Redefine Meat, do chef Marco Pierre White, é um dos líderes da nova tendência. No Mr White’s, em Leicester Square, chefs, investidores e especialistas de carnes e hambúrgueres – assim como ex-vencedores do concurso MasterChef – reuniram para degustar a nova fronteira da ética.

O tom do evento foi dado pela oferta de uma pouco de “sangue”. “Não sabe a sangue?” pergunta em empregado animado. “Bem, sim”. As reações ao resto das iguarias foi o mesmo. Esta carne artificial passa mesmo por carne natural.

Embora uma textura de carne moída seja possível há algum tempo, cortes inteiros que tem a sensação na boca e a aparência de um bife ou costeleta de cordeiro são a grande inovação tecnológica. 

A Redefine Meat é cautelosa quanto à proteína que usa (os investidores dizem que é soja; mas também usa proteína de ervilha, juntamente com ingredientes que uma avó reconheceria: beterraba, grão de bico e gordura de coco), mas fica encantada com o método: a “carne” é Impressa em 3D, e o mimetismo é extraordinário. 

Bem-vindos ao admirável mundo novo.

 

Na foto: carne criada em impressoras 3D. Tem mau aspecto mas tem bom sabor

Crédito da foto: Amir Cohen/Reuters

Comments are closed.