future-smart-city-Peter-Diamandis-big-data-shutterstock-1070178413-1068x601

Loucura nos negócios com NFT e terrenos virtuais

O volume de negociação de NFTs atingiu 10,67 bilhões de dólares (880 mil milhões de euros) apenas no terceiro trimestre deste ano. Há cada vez mais pessoas dispostas a desembolsar grandes somas de dinheiro por arte que nunca vai realmente ficar pendurada nas paredes das suas casas (com exceção da mais nova peça do artista Beeple, que vive numa caixa 3D que o comprador pode colocar onde quiser).

Agora há mais um produto virtual igualmente bizarro, que está a ser vendido por milhões de dólares: terreno virtual. É como um terreno real, mais ou menos, mas nunca irás caminhar sobre ele ou dormir à sombra de um carvalho, porque só existe no metaverso. A Tokens.com Corp, uma empresa de investimento canadiana focada em ativos criptográficos, anunciou que fechou a “maior aquisição de terreno metaverso da história” por meio de sua subsidiária Metaverse Group, cujo portfólio imobiliário abrange vários mundos virtuais diferentes. A aquisição do terreno totalizou  116 segmentos – cada um equivalente a 16 m2, para um total 1,8 km2 de terreno. Isso é um pouco maior do que um campo de basquete de tamanho normal.

Pessoas e empresas acreditam que a vida se vai tornar cada vez mais digital. Por isso os terrenos virtuais estão a tornar-se um investimento tão grande quanto os terrenos físicos e, se as tendências atuais continuarem, podem dar aos primeiros beneficiários uma grande recompensa. O Grupo Metaverso escolheu o seu lote de forma muito intencional. Localizado no bairro de Fashion Street de Decentraland, o espaço será usado “para facilitar desfiles de moda e comércio dentro da explosão da indústria da moda digital.”

Vamos recuar um pouco. Decentraland é um mundo virtual descentralizado construído no blockchain Ethereum, com “descentralizado” sendo a palavra-chave e o grande diferencial da plataforma. “As pessoas que usam a Decentraland possuem a Decentraland”, disse Dave Carr, líder de comunicações da plataforma, ao Euronews Next. “Temos uma organização autónoma descentralizada na qual as pessoas podem apresentar propostas e votar em propostas apresentadas por terceiros. E isso efetivamente determina a direção futura da Decentraland. ”

O Facebook, agora Meta, quer governar o metaverso do futuro, mas provavelmente as pessoas gravitarão em torno de plataformas como a Decentral, porque elas não pertencem ou não são controladas por uma autoridade centralizada. O Facebook não fez um grande trabalho para ganhar a confiança de seus utilizadores e vai ter dificuldades em mudar esse sentimento. Enquanto isso, a ênfase da Decentraland na autonomia e na falta de um único tomador de decisões poderoso pode ser exatamente o que os entusiastas do mundo virtual estão a procurar.

Os utilizadores da plataforma podem criar avatares, comprar, jogar e participar de eventos. MANA é um token baseado em Ethereum que atua como a criptomoeda nativa da Decentraland, e o seu valor atingiu um recorde histórico na semana passada, alcançando uma capitalização de mercado de 8 mil milhões de euros. A aquisição de terras do Grupo Metaverse foi paga com 618.000 MANA, que no momento da venda equivalia a cerca de dois milhões de euros.

Crédito Foto: tostphoto / Shutterstock.com

Comments are closed.