p-1-This-is-what-makes-people-happy-at-work-according-to-science

O que nos faz feliz no trabalho?

Existem diferentes abordagens para medir o grau de satisfação das pessoas com o seu trabalho. Uma enfoca-se na forma como as pessoas veem o seu trabalho como uma vocação. Por exemplo, se é um tipo de trabalho que serve uma causa que tem impacto na sociedade. O resultado final ajuda a sociedade e conecta o trabalhador com um tema com significado. As pessoas que veem o seu trabalho como uma vocação, em geral estão mais satisfeitas.
Há quem pense que ver o trabalho como uma vocação só pode acontecer se estiver um emprego importante ou se trabalhar numa organização sem fins lucrativos, mas não é o caso. Qualquer pessoa que sinta que o seu trabalho está conectado a um propósito, pode vivenciar o trabalho como uma vocação, independentemente das suas tarefas específicas.

Uma segunda abordagem baseia-se na estrutura “Teoria das Características do Trabalho”. Aqui é a ciência a falar. Segundo esta teoria, há cinco dimensões que provavelmente aumentarão sua satisfação com o trabalho:

  1. O trabalho requer uma variedade de habilidades e atividades para ser bem executado, portanto deves  executar muitas tarefas.
  2. Desenvolves tarefas do início até ao fim, em vez de estares a trabalhar apenas numa pequena parte. 
  3. O trabalho tem um significado para a sociedade. 
  4. Tens liberdade para fazer o teu trabalho sem uma supervisão significativa.
  5. Recebes feedback frequente e oportuno sobre o sucesso dos teus esforços.

Quanto mais o teu trabalho exibir estas características, mais satisfeito deverás estar.

Crédito Foto: Kat Smith/Pexels

Comments are closed.