mars-g6c84ce05d_1280-1200x675

Uma magnetosfera artificial para terraformar Marte

Um grupo de cientistas de várias instituições diferentes, como a NASA, Rutherford Appleton Laboratory, Princeton Plasma Physics Laboratory e SUPRA, publicou um artigo intitulado “Como criar uma magnetosfera artificial para Marte”.

Neste artigo existem duas distinções sobre o plano de terraformar Marte, sendo o “porquê” bastante simples e o “como” nem tanto. Para começar, os cientistas e sonhadores vêem Marte como um bom planeta para colonizar no longo prazo. Há água debaixo da superfície, as noites e os dias têm um tempo semelhante ao da Terra e a temperatura está dentro de limites razoáveis. 

Mas há problemas. Não há oxigénio suficiente (embora os cientistas estejam otimistas em resolver esse problema). E não tem um campo magnético como o da Terra. É aqui que entra a ideia de terraformar Marte. O campo magnético é necessário porque protege o planeta da radiação e dos ventos solares. 

No estudo, os cientistas traçaram um plano para terraformar Marte que começaria com a criação de um campo magnético artificial.  Aproveitando a energia magnética das luas de Marte, é possível criar um “anel de partículas carregadas artificiais”, que se faria “ejetando matéria de uma das luas em Marte”. A partir daí, usar-se-ia “ondas eletromagnéticas e de plasma para conduzir uma corrente líquida no anel (ou vários) que cria um campo magnético geral”. Ninguém disse que o plano de terraformar Marte seria fácil. 

Comments are closed.