siemens

A energia eólica corre o risco de ficar demasiado barata

O chefe da Siemens Gamesa (SGREN.MC) alertou para os riscos da continuada descida dos custos  de geração de energia eólica, pois reduziria a musculatura financeira dos produtores de turbinas para continuar a investir em novas tecnologias.

Uma explosão de investimentos em energia verde para enfrentar a mudança climática ajudou a reduzir o custo da energia eólica, para um nível que lhe permite competir com combustíveis fósseis como carvão e gás natural. “O que claramente alcançamos é que a energia eólica agora é mais barata do que qualquer outra coisa. Mas acredito que não devemos torná-la muito barata”, disse o presidente-executivo Andreas Nauen. 

A procura por turbinas eólicas está em alta, impulsionada pela transição verde, mas os preços mais baixos e o aumento da concorrência reduziram as margens. “Provavelmente fomos longe demais”, disse Nauen. A capacidade da indústria de continuar a investir em novas tecnologias e fábricas será reduzida, se o esforço para cortar o custo da energia eólica continuar no mesmo ritmo, acrescentou. As margens operacionais dos fabricantes de turbinas eólicas também estão a ser espremidas pelos custos crescentes decorrentes da crise de oferta e dos altos preços de matérias-primas como o aço.

Comments are closed.