The-future-of-satellite-launches-Startup-CATAPULTS-a-prototype-vehicle

Atirar em vez de lançar satélites para o espaço

Nos últimos anos temos assistido a uma verdadeira revolução nos chamados foguetões lançadores. Empresas privadas como a Space X ou a Blue Origin, e o reforço de vários programas espaciais em países como a Índia e a China, trouxeram novas soluções que fizeram baixar drasticamente os custos do lançamento de satélites.

Mas há quem queira disromper ainda mais este mercado de lançamentos. Pelo menos para equipamentos até aos 200 Kg. A Startup Spinlaunch pretende lançar satélites sem recorrer aos grandes foguetões. Para tal propõe-se construir um acelerador centrífugo, do tamanho da Estátua da Liberdade, capaz de fazer o acelerar um enorme disco e fazer uma lançamento  a uma velocidade de 8800 km/h.

O acelerador demora várias horas a atingir essa velocidade e por isso, um dos principais desafios consiste em fazer com que os satélites a lançar suportem por várias horas, acelerações que chegam a 10.000 vezes a gravidade.

Os testes parecem demonstrar que isso é possível, uma vez que a Spin Launch completou há algumas semanas, no Spaceport America, Novo México, o primeiro ensaio de um lançamento suborbital, que demonstra o conceito e as possibilidades. Seguir-se-ão novos lançamentos de teste em 2022 e a SpinLaunch pretende estar operacional em 2024, a competir no mercado do lançamento de satélites.

Crédito da foto: MailOnline

Comments are closed.