tuberculose

Português descobre proteína com potencial no combate à Tuberculose

O cientista português Tiago Beites, doutorado e licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigador na Faculdade de Medicina da Universidade de Cornell, em Nova Iorque, publicou recentemente na revista científica Nature Communications, um trabalho sobre a descoberta de uma proteína com portencial para combater a tuberculose.

O bacilo de Koch é  responsável pela tuberculose e aloja-se maioritariamente nos pulmões; depende dos ácidos gordos e do colesterol do hospedeiro, como fonte de energia, para se desenvolver. Sabe-se desde há alguns anos, que existe uma enzima que consegue metabolizar esses ácidos gordos do corpo humano: a acil-coenzima A desidrogenase (acil-CoA desidrogenase). Tiago Beites e a sua equipa descobriram agora que existe uma outra proteína que integra essa “teia enzimática” sem a qual a acil-CoA não é capaz de ter a sua atividade normal.

Ou seja, “deixa de ser capaz de se alimentar dos ácidos gordos” e a bactéria acaba por morrer. Manipulando geneticamente a bactéria para lhe retirar o gene dessa proteína ETFD, “a mesma deixou de conseguir replicar-se em modelos de infeção pulmonar de ratinhos e ao fim de 56 dias estes conseguiram erradicá-la do organismo”, explica o investigador de 37 anos. Para além disso, não só o bacilo de Koch deixou de conseguir alimentar-se dos ácidos gordos, como estes acabaram por se tornar tóxicos para a própria bactéria, uma das novidades deste estudo.

A verificação foi feita através de testes in vitro em modelo animal num trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 5 anos. 

Esta descoberta potencia assim uma nova via terapêutica para o combate à tuberculose sendo extremamente importante, já que há cada vez mais formas multirresistentes aos antibióticos.

Crédito da foto:  Universidade de Cornell

Comments are closed.