Esses-minusculos-robos-inspirados-na-larva-da-estrela-do-mar

Micro-robô imita a larva da estrela do mar para distribuir medicamentos no corpo humano

Uma equipa de cientistas do Instituto Publico de Investigação, ETH Zurich, na Suíça, desenvolveu um micro-robô com um quarto de milímetro, cujos movimentos são inspirados nas larvas das estrelas do mar. Estas usam bandas ciliares, um género de microcabelos, para se deslocarem pela água e foi essa conceção que os investigadores procuraram imitar.

O protótipo envolve a utilização de estruturas semelhantes a essas bandas ciliares ligadas ao corpo do robô e conseguem movimentar-se, com o auxílio de ultrassons, oscilando até 10.000 vezes por minuto. Este batimento rápido cria um vortex à frente do robô que funciona como sucção, o que faz que ele se movimente.

O líder do projeto é o cientista Daniel Ahmed, professor de robótica acústica para as ciências da vida, que espera que o desenvolvimento do conceito possa vir a ter uma aplicação real na saúde, através da distribuição de medicamentos diretamente no interior do corpo humano, em zonas de particular dificuldade por outros meios.

O próximo desafio a superar pela equipa de investigadores é dar capacidade de imagem ao micro-robô mantendo a dimensão e garantindo energia.

Crédito da foto: Cornel Dillinger/ETH Zurich

Comments are closed.