solar trees

Depois dos painéis solares chegaram as árvores solares

Os painéis solares frios e inestéticos ganham vida com o novo conceito de solar trees. Uma árvore solar é uma estrutura semelhante a uma árvore que gera energia solar usando painéis fotovoltaicos. Tão simples quanto isso.

Geralmente têm uma base resistente de metal, plástico ou pedra que se estende para cima e para fora em “galhos”, nos quais são montados os painéis solares. Além dessa estrutura básica, há uma grande diversidade no projeto de unidades de árvores solares, refletindo respostas inovadoras a ambientes, climas e necessidades locais de energia específicos.

Uma das coleções mais conhecidas de árvores solares do mundo está em Singapura, onde em 2012 o National Parks Board revelou o Gardens by the Bay, um projeto botânico notável que inclui a instalação de 18 superárvores movidas a energia solar, com até 45 metros de altura, criando estruturas que lembram os guarda-chuvas de cabeça para baixo. Estas árvores de aço coloridas geram energia solar, mas também ajudam a regular a temperatura, recolher água da chuva e servir como jardins verticais para flores e trepadeiras..

Crédito da foto: Zairon / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Comments are closed.