water and sun

Casas arrefecidas a água salgada e sol, e sem eletricidade

De acordo com um relatório de 2018 da Agência Internacional de Energia, sistemas de ar condicionado e ventiladores elétricos respondem por 10% do consumo mundial de eletricidade, com tendência para subir devido ao aumento da temperatura média global. Isto é particularmente problemático em regiões áridas que não têm infraestruturas para manter as pessoas frescas.

A King Abdullah University of Science and Technology, da Arábia Saudita, está a desenvolver uma tecnologia que pode oferecer uma solução promissora. Quando certos sais são dissolvidos em água, eles absorvem calor, o que faz baixar a temperatura da água. Quando instalados num sistema de grande escala, podem fornecer um efeito de arrefecimento sem a necessidade de consumo de eletricidade.

“Em regiões subdesenvolvidas, isso pode ajudá-los a armazenar alimentos por mais alguns dias”, disse o Dr. Peng Wang, um professor de ciência ambiental e engenharia da Universidade de Ciência e Tecnologia King Abdullah que está a liderar a pesquisa. Quando sua equipa testou o sistema em laboratório, a temperatura permaneceu abaixo de 10°C  por oito horas e abaixo de 14° C por mais de 15 horas, o que seria o suficiente para armazenar alimentos por um dia. Mas claro, este sistema também permite manter a habitação mais fresca.
A tecnologia vem em duas partes. Primeiro, o sal precisa ser dissolvido em água e, em seguida, regenerado para que possa ser reutilizado indefinidamente. Para fazer isso, a equipa do Dr. Wang usou a luz solar, que faz com que a água evapore e deixe os sólidos de sal para trás. Por enquanto, esse processo ocorre numa estrutura preta em forma de chávena que pode absorver a energia solar e convertê-la em calor, o que ajuda na evaporação da água. Mas os estudos continuam.

Crédito da foto: cortesia da King Abdullah University of Science and Technology

Comments are closed.