aqva more

Porque desperdiçamos tanta água até chegar a água quente?

 

Estamos no banho, abrimos a torneira e temos de esperar longos e friorentos segundos para que a água fria sai dos canos e chegue, finalmente, a água quente. Ou, pior ainda, para não apanharmos frio, abrimos a toneira da água quente do banheiro/duche e vamos fazer outra coisa para não ficarmos à espera. Invariavelmente demoramos demasiado tempo e quando chegamos já a casa-de-banho está inundada do excesso de água quente derramada. Perdemos água e energia, que aqueceu a água que ninguém usou.

Para resolver estes problemas, a empresa portuguesa Aqva More encontrou uma solução simples mas eficiente. Em vez da água fria ir para o esgoto é recuperada e entra num circuito até ficar quente. Um equipamento principal é instalado no sistema de aquecimento (esquentador, caldeira, etc), outro nas torneiras que se pretende recuperar e depois montam-se tubagens a ligar os dois pontos. Quando a água atinge a temperatura certa vai então para a torneira. Um sistema útil para famílias, mas sobretudo para ginásios, piscinas, etc.

Os fundadores da empresa, João Rosa e João Guerreiro (ambos na foto), garantem que o sistema permite poupar a cada família 20 mil litros de água por ano: “Esta máquina torna as casas mais eficientes em 30 minutos e não requer obra. O cliente só tem de ligar as tubagens e configurar a temperatura”, explicam os fundadores, João Guerreiro e João Rosa.

Crédito da foto: PAULO SPRANGER / Global Imagens

Comments are closed.