Project Natick, Vessel retrieval Stromness, Orkney. Microsoft - Tuesday 7th to Wednesday 15th of July 2020

A ideia brilhante de colocar servidores debaixo de água

Há pouco mais de dois anos, um cilindro do tamanho de um contentor com o logotipo da Microsoft foi colocado no  fundo do oceano da costa norte da Escócia. No interior, estavam 864 servidores, realizando a segunda fase do Projeto Natick da Microsoft. O objetivo da experiência era determinar a viabilidade de centros de dados instalados no fundo do mar e alimentados por energia renovável offshore.

Os servidores foram agora trazidos de volta à superfície e, pasme-se, a experiência correu excepcionalmente bem. Qual a vantagem de colocar servidores debaixo de água?

1. 40% da população mundial vive  a menos de 100 km do mar. É aqui que está o grande mercado doméstico.

2. Em cidades densamente povoadas, os imóveis são caros e podem ser difíceis de encontrar. Onde há muito espaço vazio e barato? No fundo do oceano.

3. O fundo do mar é também muito frio e isso ajuda a arrefecer os servidores. Os datacenters usam a maior parte da eletricidade em arrefecimento. Manter não apenas a temperatura, mas também o nível de humidade constante é importante para o funcionamento ideal dos servidores.

4. Finalmente, instalar data centers no fundo do oceano é, surpreendentemente, muito mais rápido do que construí-los em terra. A Microsoft afirma que seus contentores cilíndricos demoram menos de 90 dias para ir da fábrica à operação, em comparação com a média de dois anos que leva para colocar um data center terrestre em funcionamento.

Crédito da imagem: Microsoft

Comments are closed.