succao de carbono

E se o “novo petróleo” for remover carbono da atmosfera?

A revista semanal The Economist escreve um ensaio, passado algures a meio do século, quando a extração de petróleo parou e as organizações internacionais impõem, não que se pare de emitir mais carbono, mas antes pelo que contrário que se retire o carbono do atmosfera. 

Para se atingir tal desígnio ambiental, enormes industrias de extração de Carbono da Atmosfera tornam-se “a nova indústria do petróleo”. Curiosamente, zonas como as bacias pérmicas do Texas e do Novo México, onde muita da atual extração de petróleo acontece, têm também elevado potencial geológico de retenção do carbono no solo.

Assim sendo, enormes máquinas de sucção, movidas por energia renovável, extraem carbono atmosférico e injetam-no de volta nos solos sedimentares não permeáveis.

Um cenário plausível no futuro. A tecnologia de sucção já existe mas é bastante cara e insipiente. Muita inovação terá ainda que acontecer para que a extração de carbono já emitido para a atmosfera seja uma solução viável. Para já o investimento devia ser feito na retenção do carbono, ou seja impondo às industrias que não emitam o carbono para a atmosfera. 

www.economist.com

Comments are closed.