buraco negro

Cientistas detetam forte registo de ondas gravitacionais

Em menos de cinco meses, os interferômetros do LIGO-Virgo registaram 35 grandes eventos de ondas gravitacionais. Em média, são quase 1,7 eventos de ondas gravitacionais por semana. Isso representa um aumento da média semanal de 1,5 evento detetada no período anterior. 

“Estas descobertas representam um aumento de dez vezes no número de ondas gravitacionais detectadas pelo LIGO e pelo Virgo desde que começaram a observar”, disse a astrofísica Susan Scott, da Australian National University, na Austrália. “Detetámos 35 eventos. Isso é enorme! Em contraste, fizemos três deteções no primeiro período de observação, que durou quatro meses em 2015-16. Esta é realmente uma nova era para a deteção de ondas gravitacionais. “

Das 35 novas detecções, 32 são provavelmente o resultado de fusões entre pares de buracos negros. É quando pares de buracos negros em órbita próxima são atraídos por gravidade mútua, eventualmente colidindo para formar um único buraco negro muito maior. Esta colisão envia ondas através do espaço-tempo, como as ondas geradas quando se atira uma pedra para um lago. Agora os astrónomos podem analisar essas ondulações para determinar as propriedades dos buracos negros.

Os dados revelaram uma gama muito variada de massas de buracos negros, com o maior a medir cerca de 87 vezes a massa do Sol. Esse buraco negro fundiu-se com um companheiro com 61 vezes a massa do Sol, resultando num único buraco negro com 141 vezes a massa do Sol. Este evento é denominado GW200220_061928.

Foto: Infografia sobre as massas de todas as fusões de buracos negros anunciadas até o momento.

Crédito da foto: LIGO-Virgo / Aaron Geller / Northwestern University

Comments are closed.