unoL Nature

Silicon Valley quer mudar a forma de reprodução humana

A start-up Conception é uma empresa que trabalha no maior projeto comercial de gametogénese in vitro, com o objetivo de transformar células adultas sanguíneas, em gâmetas (espermatozoides e óvulos). A empresa está neste momento focada nas gâmetas femininas, que são cientificamente menos complexas. Além disso, estas possuem um uso comercial óbvio, já que a quantidade de óvulos saudáveis entra em declínio rápido na mulheres após os 30 anos, sendo uma das principais razões de procura das clínicas de fertilidade.

O processo parte de células do sangue de dadores femininos e visa criar a “primeira prova de conceito de um óvulo humano”. Isto ainda enfrenta algumas barreiras científicas, mas se conseguirem criar óvulos humanos, podemos estar perante uma das mais importantes tecnologias alguma vez criadas.

A Conception tem financiamento e um grupo signficativo de cientistas a trabalhar neste objetivo, acreditando estar a cerca de 15 anos de o concretizar.

O tema no entanto é controverso, quer no plano científico, quer no ético. Por um lado, experiências feitas em ratos mostram que as gâmetas parecem saudáveis, permitindo até que os ratos se reproduzam com aparente normalidade, mas por outro lado vários cientistas alertam que poderão existir erros genéticos escondidos com efeitos imprevisíveis.

Por outro lado, se isto for conseguido, eticamente estaríamos a alterar o paradigma da reprodução, permitindo descendência sem limite de idade, como poucas restrições e com eventual manipulação e seleção de características dos futuros seres humanos.

Crédito da foto: nature

Comments are closed.