dart

A NASA quer defender-se de asteróides, mas sem o Bruce Willis

A Nasa prepara a primeira missão que visa criar um mecanismo de defesa do planeta Terra contra o impacto de asteroides, que podem criar enormes danos e até mesmo extinguir a vida no nosso planeta. A DART (Double Asteroid Redirection Test) é uma missão pensada para testar uma técnica de “impacto cinético”, com o objetivo de desviar a trajetória de um asteroide ou cometa em rota de colisão com a Terra.

O lançamento do engenho espacial está previsto para dia 23 de novembro e visa atingir o asteroide binário Dydimos e o seu pequeno asteroide satélite Dimorphos. O engenho espacial DART vai ser dirigido para atingir de frente o Dimorphos procurando criar um pequeno desvio da sua trajetória, e demonstrar assim a capacidade de executar este tipo de ação de defesa do planeta. 

Esta é uma ameça muito real, como atesta a extinção dos dinossauros há cerca de 65 milhões de anos, fruto do impacto de um asteróide com cerca de 10km de diâmetro, que formou a cratera Chicxulub atualmente soterrada na Península do Iucatã no México.  Com este tipo de soluções, que necessita ser muito mais desenvolvida, podemos talvez ficar mais descansados em relação a esta ameaça.

Crédito da foto: NASA/Johns Hopkins Applied Physics Lab

Comments are closed.