plasticos-426187984

Podemos transformar plástico em petróleo?

Eis uma boa notícia: a fabricante de produtos químicos e peças de aviões, Honeywell International, anunciou que há uma nova tecnologia capaz de transformar resíduos de plástico de baixa qualidade em petróleo de qualidade, e com quantidade suficiente para alimentar uma refinaria.

A empresa está a fazer uma parceria com a empresa espanhola de infraestruturas, Sacyr SA, para expandir o seu processo, denominado Upcycle Process Technology. As empresas querem criar uma unidade fabril capaz de transformar 30.000 toneladas métricas de lixo plástico misturado (por ano) em petróleo. A produção está programada para começar em 2023.

À medida que a produção global de lixo plástico continua a aumentar, os intervenientes da indústria estão a procurar modelos para tornar a reciclagem viável e lucrativa o suficiente para aliviar o flagelo ambiental. Ainda não é possível avaliar o impacto que esta nova tecnologia pode fazer, sem falar nos custos envolvidos, mas é um esforço importante e uma solução potencial para um problema crescente.

A Honeywell baseia-se em décadas de experiências na purificação de resíduos plásticos e, em comunicado, afirma que o seu processo “tem o potencial de aumentar a quantidade de resíduos plásticos globais que podem ser reciclados até 90 por cento”.

Isso é um grande salto, considerando que apenas cerca de 2% dos resíduos de plástico são atualmente transformados em materiais reutilizáveis, de acordo com a Bloomberg. Aproximadamente metade é incinerada ou despejada em aterros sanitários, e chocantes 30% caem no oceano ou em outros cursos d’água.

www.futurism.com

Comments are closed.