vaclav smil (2)

Ediçao portuguesa do livro de Vaclav Smil “Energia e Civilização”

Vaclav Smil é um cientista e professor checo/canadiano, cujo trabalho de décadas se tem focado nos principais fatores de impacto no desenvolvimento do planeta, com um especial ênfase para o tema da energia. Autor de vários livros importantes, sempre baseados em análises profundas de dados, tem contribuído para a evolução do pensamento político com fundamentação científica.

Um dos seus livros mais importantes, “Energia e Civilização, uma história” recomendado por personalidades como Bill Gates, será editado em breve em Portugal e está já em pré-venda em algumas livrarias. Nele, ganhamos uma perspetiva notável em como a energia moldou a sociedade ao longo da história. Desde a evolução das sociedades pré-agrícolas até aos dias de hoje, em que a nossa civilização se baseia essencialmente em energia de origem fóssil.

Esta é uma leitura muito recomendável, numa altura em que está em curso a cimeira de Glasgow, a COP26, onde se discutem os compromissos que a sociedade mundial terá que adotar, para mitigar os efeitos das alterações climáticas, talvez o problema mais complexo da humanidade e largamente provocado pelo facto de termos uma sociedade dependente do paradigma energético de combustíveis fósseis.

O link que deixamos é de uma excelente entrevista de Vaclav Slim dada ao El Pais, que é um “banho de realismo” já que Vaclav Smil identifica bem a complexidade do problema, os enormes desafios, mas não cai em extremismos irrealistas, impossíveis de concretizar.

Foto: the Guardian/e-Primatur

Comments are closed.