tunnel_v2.004-1-300x220

O sistema solar está envolto num tunel magnético gigante

Eis uma ideia bastante ousada: todo o sistema solar está cercado por um enorme túnel magnético. Nem a aldeia gaulesa do Asterix cercada por romanos!

O modelo concentra a sua tese em duas estruturas principais: o North Polar Spur e a Fan Region, de acordo com um comunicado à imprensa enviado pela Universidade de Toronto, depois de terem publicado um artigo na revista Science. Embora as estruturas estivessem aparentemente desligadas desde que foram descobertas na década de 1960, uma equipa de cientistas da universidade canadiana, liderada pela astrónoma Jennifer West, sugere que elas são parte de um enorme campo magnético em forma de túnel, que paira em torno do sistema solar.

“Se olhássemos para o céu, veríamos essa estrutura em forma de túnel em quase todas as direções que olhássemos – isto é, se tivéssemos olhos que pudessem ver ondas rádio”, disse West. 

Para chegar a estas conclusões, a equipa construiu um modelo em computador para simular a aparência das ondas rádio vistas a partir da Terra. Daí concluíram que as duas estruturas estavam ligadas por filamentos magnéticos “semelhantes a cordas”. West estima que as estruturas estão a cerca de 350 anos-luz do sistema solar e têm quase 1.000 anos-luz de comprimento.

A equipa quer concluir modelos ainda mais complexos, com a esperança de descobrir e entender o papel que o túnel magnético desempenha na galáxia. “Os campos magnéticos não existem isoladamente. Devem estar ligados uns aos outros  (…) O próximo passo é entender melhor como este campo magnético local se conecta com o campo magnético galáctico de maior escala, e com os campos magnéticos de menor escala, quer do Sol, quer da Terra.”

Crédito da foto: Pixabay/wal_172619, with edits by J. West.

Comments are closed.