deep voice

Ladrões roubam 35 milhões usando deep voice do chefe

A tecnologia Deepfake tornou-se incrivelmente sofisticada, permitindo-nos ressuscitar as vozes de pessoas mortas e até a criar brincadeiras, como a de Justin Bieber a desafiar cientologistas famosos para lutar. Agora chegou ao crime.

Em 2020, um banco dos Emirados Árabes Unidos que foi enganado por criminosos que usaram clonagem de voz por IA para roubar 35 milhões de dólares (cerca de 30 milhões de euros). Documentos judiciais recentemente descobertos pela Forbes revelaram que os ladrões usaram a voz falsa de um executivo da empresa para enganar o gerente da sucursal a transferir os milhões.

O suposto executivo disse que a empresa estava prestes a fazer uma aquisição e precisava de dinheiro fresco. O gerente do banco reconheceu a voz do executivo, já que tinha trabalhado com ele antes, e autorizou a transferência para… as contas dos criminosos.

Agora os Emirados Árabes Unidos pediram a ajuda de investigadores americanos para rastrear cerca de 400 mil dólares que foram parar a contas bancárias nos Estados Unidos, de acordo com os documentos. Investigadores de Dubai acreditam que a operação envolveu pelo menos 17 pessoas usando tecnologia deep voice e enviou dinheiro para bancos de todo o mundo.

Crédito da foto: Baidu Research

Comments are closed.