michio kaku_3

Novo livro de Michio Kaku aborda a “teoria de tudo”

Carlos Fiolhais vem de novo ao Cogito na próxima semana, desta vez para nos falar do pós humanismo. Aproveitamos esse facto para divulgar uma recensão recente que fez, ao novo livro de Michio Kaku, um físico que é também um grande comunicador de ciência. Este norte-americano de ascendência asiática nem sempre é bem visto, já que além de cientista e divulgador, se assume como futurista, fazendo algumas previsões e ideias no limiar da ciência que, segundo os cientistas mais críticos, estão para lá das fronteiras do senso comum científico. 

Mas os seus livros são pedagógicos, estimuladores do pensamento e da criatividade, e muito agradáveis de ler. Em “A Equação Divina”, com o subtítulo “A busca inacabada por uma teoria de tudo e o futuro da física”, Kaku dá-nos uma boa lição da história da física nos primeiros capítulos, para depois abordar o tema essencial do livro, que é a necessidade de uma teoria unificadora na física. Temos hoje duas grandes teorias que, apesar de funcionarem muito bem nos seus espetros, têm grandes dificuldades em conciliar-se. Por um lado, a relatividade geral explica muito bem o que se passa em grandes escalas na movimentação do universo, onde a gravidade é a força reinante; por outro lado temos a mecânica quântica, que explica muito bem as pequenas dimensões, das partículas e dos átomos, permitindo-nos entender como funciona o mundo atómico.

Há vários esforços que tentam unificar estas duas grandes áreas do conhecimento, mas o trabalho tem-se revelado difícil porque há grande dificuldade em testar as teorias conciliadoras vigentes. E claro, sem verificação experimental, por muito bela que uma hipótese possa ser matematicamente, ou até ter boas bases conceptuais, não se pode considerar como explicativa da realidade e essa é a essência da ciência. Apesar desta dificuldade, há algumas teorias melhor posicionadas que outras. Uma das mais fortes é a Teoria das Cordas, em que Michio Kaku também trabalhou ao longo da vida. Segundo ele, o ideal seria haver uma só equação unificadora que explicasse tanto o infinitamente grande como o infinitamente pequeno, daí chamar-se a essa ambição, a “Teoria de Tudo”. Michio Kaku chama-lhe metaforicamente “a equação divina” e dá esse nome ao seu livro, precisamente porque através dessa equação se poderia entender a criação e tudo o resto que se passou a seguir.

Se conseguirmos um dia produzir tal equação ou se conseguirmos confirmar empiricamente a equação da teoria de cordas, a que Michio Kaku se refere, poderemos então dizer que a humanidade deu passos gigantes na compreensão do mundo, sendo portanto este, um importante caminho em que a Física tem de continuar a investir no futuro.

Crédito da foto: Editora Bertrand

Comments are closed.