reciclar roupa

Máquina de reciclar roupa

É uma caixa de vidro do tamanho de um contentor marítimo, situada na H&M de Estocolmo, Suécia. Os clientes podem deixar a roupa usada e ver o velho a ser transformado em novo. A máquina, chamada Looop, desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Têxtil e de Vestuário de Hong Kong, em colaboração com a H&M Foundation, limpa e rasga tecidos velhos, transforma em fios e, em seguida, constrói um novo produto que o cliente pode usar no dia seguinte. Todo o processo, que não usa água nem produtos químicos, leva entre cinco e oito horas.

Os clientes usam um aplicativo para escolher o tipo de roupa nova que desejam – desde uma camisa de malha a um cobertor de bebé – e depois deixam as roupas velhas. A máquina começa por esterilizar as roupas velhas com ozono e depois desfá-las em pequenos pedaços que são filtrados para remover a sujidade. Dependendo do desgaste da roupa velha, os técnicos podem misturar um novo material para tornar o produto final mais resistente.

O novo produto não pode ser maior que o volume da roupa entregue (se reciclar um par de meias, não pode reclamar um cobertor de bebé). O processo não tinge o tecido, mas cria uma mistura de materiais que pode ser usado para fazer uma nova co: uma camisa branca pode ser combinada com um novo material vermelho para fazer algo rosa, por exemplo. Os fios de fibra são combinados e transformados em fios que a máquina pode usar para tricotar o novo produto, cobrando um valor de cerca de 15 euros. 

Crédito da foto: H&M

Comments are closed.