electrões

Cientistas criam material feito de electrões

E agora algo completamente diferente… os cientistas conseguiram criar pela primeira vez um cristal de Wigner: um material bizarro, constituído apenas por electrões, que foi teorizado há 90 anos. Conseguiram criar o cristal, e também difícil, conseguiram tirar uma fotografia. Este é um sucesso incrível que marca uma era.

De acordo com um artigo publicado na Nature, os electrões são organizados numa estrutura semelhante a um favo de mel, presos num campo elétrico entre duas camadas de compostos de tungsténio, com a espessura de um átomo. Esta  capacidade inata para domesticar electrões, foi conseguida explorando as  diferenças nas estruturas atómicas das duas camadas de tungsténio. 

Outros cientistas afirmaram ter criado cristais Wigner no passado, e a Nature News observa que eles tinham algumas provas convincentes, mas nunca ninguém tinha apresentado imagens do cristal, disse o co-autor do estudo e da Universidade da Califórnia, o físico de Berkeley, Feng Wang, à Nature News: “Se dizes que tens um cristal de electrões, mostra-me o cristal”.

A fotografia foi tirada usando um microscópio de tunelamento de varredura (STM), que usa uma sonda para detectar a localização exata dos electrões bloqueados, registando como eles respondem a um pequeno choque eléctrico.  

Crédito da foto: H. Li et al./Nature

Comments are closed.