kidney

Rim bioartificial testado com sucesso

O “Projeto do Rim (The Kidney Project)” é uma colaboração entre a Universidade da Califórnia, São Francisco, e o Centro Médico da Universidade de Vanderbilt. O objetivo é a criação de um rim bioartificial implantável, que possa dispensar os doentes das máquinas de diálise e das listas de espera de transplantes.

Pela primeira vez foi possível demonstrar um protótipo funcional completo do rim, que foi premiado com 556 000€ atribuídos pela Kidney X.

A Kidney X é uma parceria publico-privada, constituída pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos e pela Sociedade Americana de Nefrologia, que foi fundada com o objetivo de acelerar o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de doenças renais.

Para estes avanços foram testados com sucesso filtros sanguíneos capazes de remover toxinas e resíduos, do sangue, assim como um “bioreator”, que replica outra função do rim relacionada com o balanceamento de eletrólitos no sangue.

Estas duas funções foram preparadas e testadas de forma separada tendo a equipa depois, que as colocar a funcionar em conjunto, de forma sequencial e acionadas apenas pela pressão sanguínea e sem necessidade de anticoagulantes ou outros medicamentos para tornar o sangue mais fluído.

A visão para este projeto, que está no bom caminho para se concretizar, pretende, não apenas proporcionar a melhoria da qualidade de vida associada à pequena percentagem de doentes que consegue ser transplantada, mas também evitar a necessidade de quaisquer medicamentos imunossupressores.

Um excelente avanço que se espera operacional dentro de alguns anos…

Crédito imagem: thekidneyproject

Comments are closed.