HBOT chambers

Israelitas revertem processo de envelhecimento

O processo de envelhecimento foi biologicamente revertido pela primeira vez. Cientistas da universidade de Tel Aviv usaram uma terapia de oxigénio numa câmara pressurizada para alongar os telémeros das células.

Conforme as pessoas envelhecem, as extremidades dos cromossomas – os telómeros – encurtam, fazendo com que o DNA seja danificado e as células parem de se replicar. Ao mesmo tempo, células senescentes acumulam-se no corpo, impedindo a regeneração. O aumento do comprimento dos telómeros e a eliminação das células senescentes é o foco de muitos estudos anti-envelhecimento.

Os cientistas da Universidade de Tel Aviv mostraram que dar oxigênio puro numa câmara hiperbárica a idosos aumentou o comprimento dos seus telémeros em 20%, um feito que nunca foi alcançado antes. Os cientistas disseram que este resultado permite que os pacientes tenham os telómeros tão longos  como há 25 anos.

A terapia também reduziu as células senescentes em 37%, abrindo caminho para o crescimento de novas células saudáveis. Estudos em animais mostraram que a remoção de células senescentes prolonga a vida em mais de um terço.

Na foto: câmara hiperbárica

Comments are closed.