space X toilet

…enquanto Elon Musk confirma problemas com WC das naves espaciais

Como se fazem as necessidades em microgravidade? Existe um sistema de sucção, que os astronautas profissionais treinam, mas os turistas amadores da SpaceX não estão preparados e parece que tiveram um acidente fedorento. O Sistema de Gestão de Resíduos da nave espacial experimentou uma “anomalia” – esse é o código de “uh oh” no jargão espacial – com o ventilador de sucção, fazendo com que a tripulação lutasse para fazer as suas necessidades, enquanto flutuava a centenas de quilómetros acima da superfície terrestre. Um problema não dispiciendo para quem paga uma fortuna por um bilhete para ir ao espaço.

Musk prometeu uma série de melhorias para o próximo vôo de turismo espacial totalmente civil. “Sanitas definitivamente atualizadas”, disse Musk numa resposta no Twitter, sugerindo assentos de sanitários aquecidos. “Tivemos alguns desafios com neste voo.”

Ainda não sabemos como o ventilador de sucção com defeito acabou afetando a viagem de três dias da tripulação. Mas se a história dos voos espaciais tripulados servir de referência, há uma chance de que as coisas tenham ficado bem desagradáveis. Três dias é muito tempo para ficar sem ar fresco.

Foto: simulador de casa de banho do Space Shuttle. Crédito: Dave Mosher/Insider. 

Comments are closed.