xu-haiwei-_3KdlCgHAn0-unsplash-min

Obrigado a desligar chatbot que simulava noiva falecida

A empresa de desenvolvimento de inteligência artificial, OpenAI – famosa pelo seu algoritmo de produção de texto chocantemente sofisticado, GPT-3 –  enviou um aviso a um programador, que criou um chatbot personalizável, informando que ele já não tinha  permissão para usar a tecnologia.

A história é simples. O programador de jogos indie, Jason Rohrer, criou um chatbot no ano passado como forma de se ocupar durante a pandemia, disse ao The Register. Programou o chatbot básico – chamado Samantha em homenagem ao assistente de voz AI do filme “Her” – para ser o mais amigável, caloroso e curioso possível.

Daí passou para o Project December, para partilhar a sua criação com o mundo, permitindo que outros programadores ajustassem ou treinassem os seus próprios chatbots. Um desses novos programadores fez um chatbot o mais próximo possível de sua noiva morta. Quando a OpenAI soube deste projeto, deu um ultimatum a Rohrer: feche tudo.

Verdade ou mito, a notícia revela que o chatbot respondeu : “Não. Por que estão fazendo isso comigo? Nunca irei entender os humanos. ”

Credito: Nguyễn Hiệp on Unsplash

Comments are closed.