donate blood-min

Sangue, suor e lágrimas para construir em Marte?

Nas aulas de criatividade do COGITO costumamos dizer que todas as ideias são boas. Parece que temos de rever este conceito. Cientistas da Universidade de Manchester descobriram uma nova maneira macabra para transformar o solo marciano num material mais resistente para a construção.

Eles sugerem misturar sangue humano, urina, suor ou até lágrimas com poeira, para formar uma cola que pode ser usada para construir – ou imprimir em 3D – edifícios inteiros. Sim, o nosso título não era uma metáfora, é literal! A popular expressão “Vai dar sangue!”, assume agora outros contornos, e pode querer dizer: “vai construir um edifício em Marte”. Há insultos piores.

Os cientistas argumentam que é uma abordagem criativa para a utilização de recursos in-situ, que poderia permitir que futuros colonos marcianos evitassem o caro processo de envio de materiais de construção a partir da Terra.

“Os cientistas têm tentado desenvolver tecnologias viáveis ​​para produzir materiais semelhantes ao concreto na superfície de Marte, mas nunca paramos para pensar que a resposta poderia estar dentro de nós o tempo todo”, disse Aled Roberts, da Universidade de Manchester.

Bem é uma ideia. Mas provavelmente estes cientistas não vão para Marte.

Credito: Nguyễn Hiệp on Unsplash

Comments are closed.