footprint

Humanos chegaram à América 7000 anos antes do que se pensava

Uma equipa de cientistas liderado pela Bournemouth University  encontrou vestígios de pegadas humanas no Novo México, que foram datadas como tendo tido origem entre 21 000 a 23 000 anos atrás.

O assunto da povoação da América a partir da Ásia, tem-se relevado controverso ao longo das últimas décadas e muitos especialistas duvidam que esta possa ter acontecido mais cedo do que há 16 000 anos. No entanto, este novo estudo, publicado na Science, mostra que é possível que estes povoadores precoces podem fazer parte de populações que se extinguiram. Pela dimensão das pegadas estas parecem ser maioritariamente de crianças e adolescentes e ocasionalmente adultos.

Este agrupamento de pegadas oferece perspetivas interessantes sobre a organização da vida humana nesta altura, sendo possível que os adolescentes estivessem a ajudar os adultos num tipo de prática de caça, chamada “Salto do Búfalo”, que consiste em encurralar os animais junto a um precipício. Esta é uma prática conhecida, mas apenas tinha sido verificada em culturas mais tardias de Americanos Nativos.

Para tornar mais robustas estas evidências há que encontrar ferramentas e artefactos cuja datação confirme a data destas pegadas. Esse trabalho está em curso e essa é a importância deste achado, abrindo uma linha de pesquisa nesta zona da América que possa confirmar estes indícios.

Crédito imagem: Bournemouth University

Comments are closed.