corrente golfo

A Corrente do Golfo está a diminuir e isso pode gelar a Europa

Dados recentes confirmam o que os cientistas haviam previsto. As alterações climáticas estão a diminuir a corrente do Golfo. Esta corrente é um dos maiores sistemas mundiais de circulação oceânica e de equilíbrio climático. Água morna é transportada do Golfo do México para o Atlântico Norte, aí arrefece e, fruto da maior salinidade junto à Islândia, acontece um afundamento da água fria puxando água morna das Caraíbas e com isso amortecendo o clima, nomeadamente tornando o Norte da Europa menos agreste.

Este sistema é acompanhado por ventos e precipitação, e é graças a esta corrente que, por exemplo, Aveiro tem um Inverno muito menos rigoroso do que Nova Iorque, apesar de terem latitudes semelhantes e estarem ambas junto ao Atlântico.

Este é assim, um problema de enorme gravidade. E não é apenas no Atlântico Norte. A perturbação da corrente do golfo tem impacto na circulação de água oceânica em quase todo o mundo, já que influencia outros sistemas de circulação no Índico e Pacífico.

Com alterações significativas, o clima descompensa e tudo o que daí deriva pode entrar num ciclo de feedback positivo, o que significa amplificação continua dos efeitos. A Europa será afetada com Invernos muito mais rigorosos e o Norte será muito mais gelado, mas muitos outros efeitos extremos podem acontecer.

Potencialmente desastroso…

Credito Imagem: Noaa, S Rahmstorf et. al. from the Potsdam Institute for Climate Impact Research (PIK)

Comments are closed.