china espaço

China quer construir nave espacial com 1 km de comprimento

Uma nave espacial com quase um quilómetro de comprimento?  A proposta foi apresentada à Fundação Nacional de Ciências Naturais da China, uma agência de financiamento administrada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia daquele país asiático. Ainda falta muito para que o sonho se concretize, mas definitivamente esta China já não é a China da loja do chinês, que fomos conhecendo. 

O plano levanta questões de exequibilidade de uma nave com uma estrutura tão grande. Contudo, a proposta argumenta que a nave teria grande capacidade de armazenar recursos, permitindo a estadia em órbita durante longos períodos e, assim, contribuir para dar um salto gigante no programa de exploração espacial chinês. 

Para contornar os desafios da quantidade de material de construção necessários, procuram-se cientistas e investigadores que ajudem a criar métodos de design de aeronaves novas e leves, incorporando técnicas de construção para assegurar a segurança de uma estrutura tão grande em órbita. Se financiado, o projeto teria um prazo de estudo de cinco anos e um orçamento de cerca de 15 milhões de yuans (cerca de 1,9 milhões de euros ao câmbio atual). 

Foto: rovers chineses na superfície de Marte

Credito: Agência Espacial Chinesa 

Comments are closed.