Dubai-cloud-seeding-rain-UAE-1

Drones para fazer chover

Existe a dança da chuva. Alguns ministros pediram aos cidadãos que rezassem para que chovesse durante o Verão. Cientistas dos Emirados Árabes Unidos estão a tentar resolver o problema de outra forma.

Está sempre quente no Golfo Pérsico. Entre os ventos secos e quentes do deserto que sopram da vizinha Arábia Saudita e Omã e a humidade do mar, os invernos dos EAU tendem a ser quentinhos e os verões insuportáveis. Este ano os termómetros marcaram 51,8 graus Celsius. Acresce ainda a  baixa precipitação característica: no Dubai chove 10 vezes menos que em Londres. 

Normalmente, a chuva é provocada artificialmente através de libertação de compostos, como o iodeto de prata, nas nuvens. Os produtos químicos funcionam como uma espécie de andaime ao qual as moléculas de água se agarram, tornando-se pesadas o suficiente para cair no chão como chuva. Apesar da falta de chuvas naturais, os Emirados Árabes Unidos têm muitas nuvens, que são geradas pela humidade e evaporação da região.

Os Emirados Árabes Unidos financiaram pesquisas na Universidade de Reading, no Reino Unido, onde meteorologistas desenvolveram uma tecnologia baseada em eletricidade. Eles descobriram que, quando as gotas da nuvem têm uma carga elétrica positiva ou negativa, as gotas menores se combinam e formam gotas de chuva. Para isso usam drones autónomos que provocam descargas eléctricas nas nuvens. E chove. É a altura certa para fazer a dança da chuva.

Foto: Emirados Árabes Unidos

Credito: Wael Hneini on Unsplash  

Comments are closed.