pintura rupestre

Pintura mais antiga do mundo encontrada na Indonésia

Arqueólogos descobriram a pintura rupestre mais antiga do mundo (na foto): uma imagem em tamanho real de um porco selvagem feita há pelo menos 45.500 anos na Indonésia. A descoberta descrita na revista Science Advances fornece as primeiras provas de presença humana na região naquela época.

O co-autor Maxime Aubert, da Griffith University da Austrália, disse à AFP que a gravura foi encontrada na ilha de Sulawesi em 2017 pelo estudante de doutoramento, Basran Burhan, como parte de pesquisas que a equipa estava a fazer para as autoridades indonésias. Mais concretamente, a gravura foi encontrada na caverna Leang Tedongnge, que está localizada num vale remoto cercado por íngremes penhascos de calcário, a cerca de uma hora de caminhada da estrada mais próxima. Para piorar, a gruta só é acessível durante a estação seca, por causa das enchentes da estação das chuvas.

Medindo 136 por 54 centímetros, o porco Sulawesi foi pintado com pigmento ocre vermelho escuro e tem uma crista curta de cabelo ereto, bem como um par de verrugas faciais semelhantes a chifres, características de machos adultos da espécie. Existem duas marcas de mão e parece estar voltado para dois outros porcos, que estão apenas parcialmente preservados, como parte de uma narrativa.

Crédito da foto: Maxime Aubert

Comments are closed.