isaltino

Oeiras apresenta candidatura a Capital Europeia da Cultura

Vai acontecer em 2027, mas o trabalho já começou. Oeiras fez a primeira apresentação do seu projeto para a candidatura a Capital Europeia da Cultura. No sítio www.oeiras27.pt, o presidente do município, Isaltino Morais (na foto), diz ao que vem: “queremos transformar os 46 kms2 do Concelho de Oeiras na Cidade de Oeiras, uma cidade no coração da Área Metropolitana, tendo a candidatura a Capital Europeia da Cultura como elemento dinamizador, em coerente conjugação com a estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia e com a marca Oeiras Valley. Trabalhamos para a criação de um tecido urbano articulado, com espaços de encontro para os cidadãos, parques e zonas verdes, circuitos pedonais e cicláveis, com a frente ribeirinha de 12 quilómetros preparada para ser fruída nas sua enorme diversidade, com equipamentos culturais e desportivos, parques empresariais e equipamentos educativos e turísticos, zonas de restauração e de lazer. Este é um passo que corresponde a uma cidade plural, criativa, qualificada, cosmopolita, competitiva. Uma cidade inovadora, pioneira nos campos da ciência, tecnologia, artes e cultura, nas dinâmicas de participação cívica e empresarial e de promoção dos ecossistemas urbanos avançados”. 

Oeiras aposta num desenvolvimento urbano assente em diferentes núcleos. Na missiva aos cidadãos, a candidatura refere que “as Praças de Oeiras são as âncoras para uma visão “ecossistémica” da urbanidade concelhia, numa leitura integrada da vida das suas comunidades com as múltiplas funções urbanas, articuladas em ordem à qualidade de vida, nos seus diferentes parâmetros, tendo a atividade e a participação cultural como parâmetro estruturador”.
Por outro lado “a visão ecossistémica implica, ao mesmo tempo, um olhar para a sustentabilidade dos recursos, características dos materiais utilizados, equilíbrios entre as dinâmicas construtivas e os espaços naturais, promoção e aprofundamento de interações entre as diversas partes da comunidade oeirense. A promoção das dinâmicas de participação comunitária é elemento de grande relevância neste âmbito”.

A candidatura desenvolve-se em torno de cinco eixos: vivências, palavras, emoções, raízes, viagens.

Crédito da foto: CMO

Comments are closed.