Diapositivo1

Sol da Austrália ilumina Singapura

Nos últimos anos temos assistido regularmente à construção, principalmente pela China e pela Índia, de “quintas solares” de dimensão cada vez maior. A Austrália junta-se agora a esta corrida pela escala, com um investimento de 12.000 milhões de euros para a construção de uma instalação de painéis solares capaz de gerar 10 gigawatt de potência, que ocupará o equivalente a 20.000 campos de futebol. 

Ainda mais relevante do que destacar a escala desta caminhada crescente pela energia renovável, é importante referir alguns aspetos particulares deste projeto gigante:

  • Em primeiro lugar há que referir que esta energia não será consumida na Austrália. Destina-se ao consumo de Singapura, o que implica o transporte através de um cabo submarino de 4500 km;
  • Em segundo lugar há que destacar o facto do transporte ser feito em corrente continua de alta voltagem (HVDC) que, não sendo uma tecnologia recente, foi muito melhorada para ser possível transporte a grande distância e, neste caso, bater-se-á o recorde de distância com esta tecnologia. De referir ainda que, por questões de perdas, normalmente o transporte de longa distância é feito em corrente alterna de alta voltagem.

Será este o futuro da energia sustentável? Produção nos países com condições naturais de excelência e transporte a longa distância com ligação entre redes. Será que os países irão ter confiança entre si para montar sistemas de dependência energética, sem temerem a sua soberania?

Seria importante que tal acontecesse pois, essa sim, seria uma verdadeira medida de otimização energética, que a ecologia do Planeta bem agradecia.

Crédito imagem: Sun Cable

www.sciencealert.com

Comments are closed.