turbina-eolica-domestica-768x433

Holandeses reinventam o moinho de vento

Um projeto da empresa holandesa The Archimedes, especialista em pesquisa e desenvolvimento de energias renováveis, pode ser uma nova revolução para a geração de energia elétrica doméstica: um novo redesenho das pás das turbinas eólicas produz mais energia do que as tecnologias atuais e com menos ruído.

O LIAM F1 foi desenhado para ser instalado em telhados de casas ou edifícios. Com um diâmetro de 1,5 metros e pesando 100 quilos, os construtores garantem que o equipamento gera cerca de 1,5 mil quilowatts ao longo de um ano, desde que haja, em média, vento soprando a 5 metros por segundo.

O LIAM transforma a energia do vento em movimento das pás, o que gera energia elétrica. Graças ao seu desenho em forma de parafuso triangular, o equipamento move-se e aponta na direção do vento, garantindo o melhor aproveitamento.

As pás da hélice são fabricadas a partir de folhas planas, que produzem menos ruído (abaixo dos 45 decibéis) e mantém a eficiência. Mesmo com o atrito dos rolamentos e com a obstrução da moldura, os fabricantes garantem que as hélices podem aproveitar cerca de 88% da energia do vento.

O novo produto ainda está em desenvolvimento e necessita de algumas melhorias, mas promete abrir novas possibilidades para o mercado de energias renováveis.

Crédito da foto: The Archimedes

Comments are closed.