diamante 2

Pela primeira vez cientistas criam diamantes à temperatura ambiente

Os diamantes são estruturas cristalinas formadas em profundidade no interior do planeta, ao longo de milhões de anos, a pressões e temperaturas extraordinariamente elevadas. A sua composição é exatamente a de um simples, barato e abundante bloco de grafite que se usa por exemplo no bico de um lápis. A única coisa que muda é a estrutura cristalina ou, de outra forma, a forma como os átomos se arranjam.

Já se conseguem fazer diamantes em laboratório há muitos anos replicando as condições do interior da Terra, mas tal é muito exigente, caro e demorado. Por isso só se fazem para  determinadas aplicações industriais especiais e mesmo assim, normalmente, os diamantes obtidos não tão tão grandes ou perfeitos como os que existem naturalmente.

Mas agora os cientistas conseguiram em poucos minutos e à temperatura ambiente produzir diamantes. Podem inclusivamente obter versões mais duras ainda do que os diamantes naturais, conhecidos muitas vezes como o material mais duro que existe. Por enquanto são ainda necessárias pressões muito elevadas e o próximo desafio é baixá-las.

Será que num mundo onde os diamantes são fáceis de produzir, se vai dar tanto valor aos mesmos como jóias por exemplo?

Comments are closed.