Eis uma boa ideia: o bookshop.org é um movimento alternativo, que permite aos leitores comprar livros online enquanto apoia o seu livreiro independente local. O objetivo é fazer concorrência à Amazon. Depois de um lançamento de enorme sucesso nos Estados Unidos, o movimento alastrou agora ao mercado do Reino Unido.
A livraria foi idealizada pelo escritor e co-fundador da Literary Hub, Andy Hunter. Livrarias independentes podem criar a sua própria montra virtual no site, com as lojas recebendo toda a margem de lucro – 30% do preço de capa – de cada venda. Todo o atendimento ao cliente e frete são feitos pela livraria e pelos seus distribuidores parceiros, com títulos oferecidos com pequeno desconto e entregues em dois a três dias.
Começaram com 250 livrarias e depois mais de 900 lojas já se inscreveram nos Estados Unidos. “Vendemos 42 mil euros em livros em todo o mês de fevereiro e passámos para 42 mil euros de vendas por dia em março, e depois 126 mil euros por dia em abril,” disse Hunter. Em junho, a livraria vendeu 840 mil euros em livros por dia.
Andy Hunter, the founder of Bookshop.org. Photograph: Idris Talib Solomon